Infecção Dentária: O que é e como evitar esse transtorno!

Talvez você não saiba, mas a nossa boca é naturalmente cheia de bactérias e isso é um grande motivo para a infecção dentária!

Temos mais bactérias na boca do que no nosso próprio intestino! Mas, porque isso acontece?

Simples! Porque a boca é a principal porta de entrada dos alimentos e, através dela, estamos em contato com o meio externo o tempo todo.

Quando colocamos a mão, objetos ou mesmo trocamos saliva através de um beijo, estamos transportando uma série de bactérias para a nossa boca.

Porém isso, não é necessariamente ruim, desde que se tenha uma boa higiene bucal. Através dela você não evita uma série de doenças que, quando não tratadas, podem levar à chamada infecção dentária.

A infecção dentária pode surgir por conta de uma cárie ou mesmo uma doença periodontal que não receberam o devido tratamento.

Por se tratar de um quadro sério, todo caso de infecção dentária deve ser avaliado e tratado por um dentista o quanto antes! Saiba mais!

Infecção dentária é grave?

A infecção dentária é um caso grave. Isso porque, ela é a porta de entrada de uma série de bactérias para a corrente sanguínea.

Se o paciente tiver algum problema de coração, por exemplo, uma infecção dentária pode levar a uma endocardite, que é uma inflamação da membrana que reveste o coração.

Da mesma forma, uma infecção dentária também pode piorar o quadro de quem tem uma doença nas articulações, cérebro ou mesmo cicatrizes, podendo agravar sensivelmente o quadro do paciente

Infecção dentária é coisa séria, mas pode ser facilmente evitada se o paciente realizar uma boa higiene bucal e ir frequentemente ao dentista.

Além da avaliação, medidas como a limpeza profunda do canal, raspagens e receita de antibióticos só devem ser realizadas/indicadas por um dentista.

Por isso, nunca realize a automedicação e saiba que apenas o uso de antibióticos não resolve o problema! É necessário tratar o dente e eliminar a infecção de forma mecânica.

Origens da infecção dentária

A infecção dentária pode ter diversas origens. Uma cárie que não foi tratada, ou mesmo a doença periodontal podem evoluir para uma infecção dentária.

Por isso, visitar o dentista com frequência é algo tão importante!

Muita gente não sabe, mas nem sempre a cárie apresenta sintomas e, da mesma forma, a doença periodontal pode estar evoluindo silenciosamente.

O ideal é visitar o seu dentista a cada quatro meses, pelo menos, para fazer uma limpeza profunda e uma avaliação precisa da sua saúde bucal.

Dente do siso

Por fim, a infecção dentária também pode ter origem em razão da má higienização dos dentes do siso.

Powered by Rock Convert

Quando esse dente não é removido, a limpeza é muito difícil.

Isso se torna um ambiente propício para o surgimento das cáries e da gengivite e, como complicação, o paciente pode ter uma infecção dentária.

Cáries

A cárie é causada pela ação da placa bacteriana. Quando não realizamos a higiene bucal correta e consistente, as bactérias vão corroendo o esmalte do dente, atingindo as partes mais profundas.

Quando a deterioração atinge a polpa do dente, é necessário fazer o que chamamos de “tratamento de canal”. Caso o paciente não realize o tratamento, o próximo passo é a infecção dentária.

A infecção dentária é o quadro mais grave que o paciente pode atingir. Nela, ocorre uma inflamação do núcleo do dente, afetando os ossos da boca.

Em alguns casos, o paciente apresenta o chamado “abcesso dentário”, que é a formação de pus na parte interior do dente. Nesses casos, é preciso drenar, fazer a remoção de todo o pus, limpar o canal e restaurar o dente. Em alguns casos, é preciso remover o dente e realizar um implante.

Doença periodontal

A doença periodontal é a fase mais avançada da gengivite.

Quando não realizamos uma boa higiene bucal e não visitamos nosso dentista com frequência para fazer a remoção do tártaro, esse tártaro vai promovendo a retração da gengiva e gerando a irritação da gengiva.

Quando não existe o tratamento, o tártaro vai atingindo as camadas mais profundas do dente, gerando então a infecção dentária.

Quando o tártaro atinge as camadas mais profundas do dente, ele age como a cárie, afetando a polpa e os nervos. Por isso, nesse estágio, é comum que o paciente experimente muita dor.

Evite a infecção dentária com os dentistas com a OdontoPrev!

com os planos da OdontoPrev tem você pode ir ao dentista sempre

Se você deseja um plano odontológico para média e pequena empresa bom e barato que você possa ir quantas vezes quiser ao dentista, com rede grandee a melhor cobertura de para tratamento pelo menor preço, deve conhecer a OdontoPrev!

Os planos garantem mais tranquilidade para você e a sua familial. E ainda tem direito a diversos tratamentos:

  • Mutas Vantagens: O plano odontológico oferece uma grande flexibilidade e pode ser estendido à família, sem que haja um grande aumento em custos
  • Com CNPJ: Pode colocar 3 pessoas ou mais por um pequeno valor, pagar no boleto em 12x sem juros, sem carência, com próteses e atendimento ilimitado.

Um dos ótimos benefícios dos planos é o atendimento ilimitado á consultas, urgências, além de até os planos mais baratos cobrirem radiografias e muito mais.

Não perca tempo e conheça os nossos planos!

Temos os planos que irão atender você em todas as suas necessidades. Confira abaixo:

Outro benefício é que você pode escolher um dentista de sua preferência em nossa grande rede que possui mais de 28 mil dentistas espalhados no Brasil todo.

Tem na minha cidade? Para isso você mesmo tem que consultar aqui a nossa REDE ODONTOPREV.

Quer evitar a infecção dentária com a Odontoprev? Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato! Aguardamos seu contato.

Fonte de Pesquisa: DentalPrev

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Receba grátis

As melhores dicas da OdontoPrev para ter o melhor sorriso!