Fio dental: Como usar e para que serve essa linha tão conhecida!

Existem muitas ferramentas que nos ajudam a cuidar da nossa boca diariamente além da escova de dente e uma das principais é o fio dental.

Escovar os dentes é algo que todos nós aprendemos desde pequenos a fazer pelo menos três vezes por dia. A saúde bucal e fundamental para qualidade de vida.

Mas o que muitas vezes esquecemos é que a nossa higiene bucal não fica completa somente com a escovação.

Por isso para tirar pequenas partículas entre os dentes usamos o fio dental. Se quer saber mais sobre, confira abaixo nosso post!

O que é o fio dental?

O fio dental é um importante item utilizado na higiene bucal e deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia.

O uso da escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes.

Isso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dentária.

Benefícios do fio dental

O fio dental é essencial na limpeza diária da boca porque, além de ajudar a eliminar a placa, chega em áreas de difícil acesso que a escova não consegue alcançar.

Principalmente entre os dentes e abaixo da linha das gengivas.

É assim que o uso do fio dental colabora para evitar uma série de doenças e problemas bucais, entre eles gengivite, periodontite e perda óssea, além de cáries e de mau hálito.

Tipos de fio dental

No entanto, existem diferentes tipos de fio dental.

Powered by Rock Convert

Os principais são os com fio de múltiplos filamentos e os de filamento único, sendo os primeiros os mais tradicionais e os segundos os mais resistentes e recomendados para quem tem algum tipo de apinhamento ou dentes mais apertados.

Além disso, existem fios com cera e com sabor e também fios com ação clareadora.

Para quem usa aparelho ortodôntico, o fio é essencial para evitar o acúmulo de restos de alimentos entre os bráquetes e os dentes.

Caso tenha dificuldade, o paciente também pode utilizar o “passa fio”, uma ponteira de plástico com o formato de uma agulha e que serve para facilitar a passagem do fio.

Como usar o fio dental

Você dever escolher o tipo de fio com o qual se sinta mais cômodo, mas que não deixe de usar o fio frequentemente de maneira alguma. Você deve usar:

  • O ideal é que ele faça a higienização com o fio dental pelo menos uma vez ao dia
  • Cuidadosamente, passando ao redor da base de cada dente, entre os dentes e dentro da gengiva
  • Procure deslizar o fio lentamente de cima para baixo.

Os Planos da OdontoPrev tem prevenção boa e barata!

Se você deseja um plano odontológico bom e barato para prevenção e a melhor cobertura de para tratamento pelo menor preço, deve conhecer a OdontoPrev!

Eles garantem mais tranquilidade para você e a sua familial. E ainda tem direito a outros  tratamentos:

  • Vantagens: O plano odontológico oferece uma grande flexibilidade e pode ser estendido à família, sem que haja um grande aumento em custos
  • Se você tem um CNPJ: Pode colocar 3 pessoas ou mais por um pequeno valor, pagar no boleto em 12x sem juros, sem carência, com próteses, atendimento ilimitado.
  • Conheça o Plano OdontoPrev Empresas que oferece as melhores condições para você que tem um CNPJ. 

Um dos ótimos benefícios dos planos é o atendimento ilimitado em consultas, urgências, além de até os mais baratos cobrirem radiografias e muito mais.

Por isso não perca tempo e conheça os nossos planos!

Outro ótimo benefício é que você pode escolher um dentista de sua preferência em nossa rede que possui mais de 28 mil dentistas espalhados no Brasil todo.

Tem na minha cidade? Para isso você mesmo tem que consultar aqui REDE ODONTOPREV.

Quer contratar um plano odontológico? Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato! Aguardamos seu chamado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Receba grátis

As melhores dicas da OdontoPrev para ter o melhor sorriso!