Dor de Dente: Como Aliviar Problema e Prevenir Os Seus Sintomas!

Quando o paciente sente dor no dente, é certeza de algo errado. As causas mais comuns de dor de dente são cáries, que é a queixa mais comum nos consultórios de dentistas.

Geralmente a dor aparece quando o processo já evoluiu bem e o local da cárie esta demasiadamente infectado.

Pacientes mais idosos podem não sentir dor nenhuma, uma vez que o quanto mais velho, acarreta no fechamento dos túbulos dentários.

Por isso a recomendação é visitar o dentista com mais frequência, uma vez que cáries podem se instalar sem causar sintomas. Já nos mais jovens, a dor normalmente é bem sentida.

Por isso se você quer saber e, precisa aliviar a dor de dente, deve ler este post com atenção. Temos boas dicas sobre como acalmar e prevenir este problema!

Como a dor de dente ocorre?

A cárie sua principal causa, começa na superfície do dente, ele destrói todo o esmalte.

Como no esmalte do dente não existem os nervos, a pessoa ainda não sente a dor.

Mas quando a cárie evolui e alcança uma porção mais interna, que o paciente começa a sentir grande dor.

Outra estrutura que possui terminação nervosa é a região da raiz, que pode ficar exposta no meio bucal por uma série de motivos.

Entre eles: escovar os dentes com força, fazendo a gengiva retrair e causando dor de dente.

Outros fatores comuns que causam as dores de dente

A dor de dente também pode ser causada por ligamento periodonal, bruxismo e briquismo, que são problemas relacionados ao atrito muito forte dos dentes, causando desgaste do esmalte.

Qualquer situação ligada à saúde bucal deve ser imediatamente investigada com o dentista.

Mesmo que não haja dor é recomendado consultar o profissional periodicamente, pois alguns problemas graves podem não apresentar sintomas – por exemplo um tumor.

Como aliviar a dor no dente antes de ir ao dentista?

aliviar rapidamente dor no dente

Pessoas que estão sofrendo com a dor de dente e aguardando a consulta ao dentista pode usar analgésicos e anti-inflamatórios para aplacar a dor. Segue alguns deles:

  • Ibuprofeno
  • Aspirina

Também é recomendado evitar alimentos ácidos, muito quentes ou muito frios e alimentos mais duros.

Powered by Rock Convert

Dispensar fio dental aumenta risco de inflamações na gengiva e cáries. Também evitar forte escovação no local.

Você pode fazer em casa também para alivio imediato!

Em casa você pode tomar algumas medidas, como fazer o bochecho com água morna e sal, pois a infecção dentária é uma das causas mais comuns.

“O sal funciona como agente para eliminar a infecção e a  água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado”. explica o dentista Marcos de Borba do site Sorrisologia.

Chupar uma pedra de gelo ou colocar bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio. O gelo reduz o fluxo sanguíneo e ajuda desinchar.

Se a dor vier pela exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

Cuidado com abuso do uso de remédios sem consulta!

Por outro lado, a recomendação é que os medicamentos de farmácia devem ser usados sem abuso.

O uso em uma dose inadequada ou a substância incorreta pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente.

O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico.

Prevenir a dor nos dentes sempre é melhor e mais barato!

Mesmo que depois a dor alivie, não deixe de consultar seu dentista para saber o que está acontecendo e buscar o tratamento adequado.

“Quanto maior a demorar para procurar o dentista para um tratamento, mais o problema se agravará.”, relata o ortodontista relembrando que a prevenção é sempre a melhor medida.

Segundo ele, manter uma boa higiene usando um creme dental com flúor e a escova dental vai evitar cáries e possíveis retrações gengivais.

Prevenção de dor de dente e melhores dentistas é na OdontoPrev!

Se você precisa de consultar um dentista para tratamento e prevenção de dor de dente, e não sabe o que fazer para melhorar os seus custos, agora está fácil!

O convênio odontológico para você é na OdontoPrev.

O melhor custo benefício sem duvidas é a contratação do plano odontológico sem carência. Você paga pouco e tem muito retorno. Um dos benefícios para nossos clientes é :

  • Atendimento ilimitado em consultas
  • Urgências
  • Além dos planos mais baratos cobrirem até radiografias.

Outro fator a considerar é que você pode escolher um dentista de sua preferência na nossa rede que possui mais de 28 mil dentistas espalhados no Brasil.

Por isso não perca tempo e conheça agora nossos planos abaixo:

Fale com nossos consultores e faça agora o seu plano? Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
E-BOOK GRÁTIS

Como Economizar 75% No Dentista Com Um Plano Dental

BAIXAR GRÁTIS
close-link