Dente Do Siso: 4 Dicas Para Aliviar a Dor e Saiba Quando É Preciso Extrair!

O famoso dente do siso é o nosso último a nascer. O problema disso é que este quando ele esta nascendo, vem junto os sintomas incômodos que deixam o local inflamado com muita dor.

Seu nascimento começa por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que ele complete seu ciclo.

Porém, é normal que o dentista peça a sua retirada através de pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes, causando diversos desconfortos.

A extração do dente siso deve ser sempre feita pelo profissional, durando alguns minutos com uma anestesia local, e depois alguns pontos no local.

Neste conteúdo, vamos mostrar a você sobre os sintomas quando eles esta nascendo, como aliviar a dor quando inflamado e também como e onde extrair!

Quando é recomendada a extração do dente do siso?

Alguns fatores são preponderantes para a extração do dente do siso. Geralmente, o dentista recomenda a extração dele quando:

• O dente não consegue sair da gengiva e está preso
  • Além disso, se durante o nascimento do dente do siso a dor se tornar muito intensa e insuportável, o médico também pode aconselhar que o dente seja removido, para não causar mais desconforto
  • O dente está nascendo no ângulo errado, fazendo pressão sobre os outros dentes.

Sintomas do dente do siso inflamado

inflamação dente do siso sintomas

Quando o dente siso está cariado o mau hálito é normal, mas quando ele encontra-se inflamado surgem ainda outros sintomas:

• Dor de dente aguda com latejamento
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão no local do nascimento do dente siso
  • Dor no rosto, próximo à mandíbula.

Estes sintomas podem ocorrer quando o dente siso está nascendo, mas são os mais suportáveis.

Quando o dente siso não possui espaço suficiente para nascer, ele pode começar a nascer torto, parar de nascer por um período e depois de alguns meses voltar a nascer.

Como aliviar a dor de dente causada pelo siso inflamado?

Dor nos dentes de siso é um grande sofrimento. Só quem já sofreu é quem sabe o que é isso.

Porém, podemos fazer alguma coisa para ajudar a eliminar a dor dos dentes do siso. Isto irá ajudar a aliviar o incomodo:

1. Tente um anestésico de uso tópico. Procurar colocar uma pequena quantidade no lugar afetado para aliviar um pouco a dor
  2. Experimente bochechar com água quente e com sal. Bocheche apenas durante 30 segundos e depois cuspa fora
  3. Usar analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor
  4. Para aliviar a dor do dente do siso e reduzir a sua inflamação, também poderá colocar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor por cerca de 15 minutos.

Como é realizada a extração do siso?

Antes de extrair o dente do siso, o dentista irá ver se é preciso tomar antibióticos por 7 dias antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação.

Estes procedimentos são realizados para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito no procedimento.

No dia da extração o dentista irá anestesiar a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros, fazendo a retirada

Depois de retirado, o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento.

Existe uma extração menos dolorosa?

Sim, existe. Os dentes mais fáceis de retirar são aqueles que não se encontram inflamados, nem inclusos, tendo uma extração rápida e de fácil recuperação.

Já o siso incluso pode demorar mais tempo na cirurgia para sua extração e a recuperação pode ser um pouco mais lenta devido ao tamanho do corte na boca.

Após a extração do siso a cicatrização do local demora cerca de 1 semana e, por isso, alguns dentistas preferem retirar mais do que um dente do siso ao mesmo tempo.

Cuidados a serem tomados pós extração do dente siso

Cuidados pós extração do dente siso

Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Além disso, deve-se:

• Evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia da retirada
  • Usar uma escova com cerdas moles para escovar os dentes, e apenas no dia seguinte à cirurgia
  • Não fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento, durante o primeiro dia
  • Manter o repouso no dia da extração do dente do siso, evitando ir no trabalho
  • Regressar às atividades físicas mais intensas apenas 3 a 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico.

É normal o lado do rosto onde foi retirado o siso ficar extremamente inchado e com dores.

Para aliviar, pode-se tomar anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria no lado do rosto.

Como acelerar a cicatrização

Para que a gengiva possa cicatrizar rapidamente, indica-se comer alimentos ricos em proteínas como: o ovo cozido, frango ou peixe assado.

Estes alimentos tem nutrientes que o corpo precisa para uma rápida cicatrização, melhorando seu bem estar.

Sinais de alerta para voltar ao dentista

Deve-se procurar o dentista após a extração do siso se surgirem sintomas como:

• Aumento do inchaço no local da extração do dente do siso
  • Sangramento que não para
  • Dor muito grande que piora ao longo do tempo
  • Febre de 38ºC ou acima disso.

Além disso, caso pareça que algum pedaço de comida entrou no interior da ferida, também se deve voltar no dentista, para evitar o desenvolvimento de uma infecção no local.

Geralmente, quando algum pedaço de comida fica preso no interior da ferida, é comum sentir sensação de latejar, por isso é necessário fazer sua retirada.

Qual a época ideal para extrair os dentes do siso?

A idade ideal para extrair os dentes do siso é entre os 16 e os 20 anos de idade.

É nesse intervalo que a maioria das pessoas já substituiu todos os dentes de leite e as raízes dos dentes permanentes ainda não se desenvolveram completamente.

Assim, é possível evitar complicações e a extração dos dentes do siso fica mais fácil.

Onde fazer a retirada deles?

A extração de dentes do siso é um procedimento fundamental para a saúde bucal e uma das coberturas básicas de todos os planos odontológicos que a OdontoPrev oferece.

O Plano Dental Bem-Estar é um plano que oferece a extração de dente do siso, limpeza, restauração e muito mais. Clique Aqui e conheça o plano.

Quer saber qual o plano que se encaixa melhor para você? Preencha o formulário abaixo que um consultor OdontoPrev entrará em contato com você!