O Que Fazer Quando O Dente Esta Quebrado?

Quando o dente quebra, com ele vem junto: dor de dente, infecções, alterações na mastigação e também, dores na mandíbula. Então, agora vamos dizer o que fazer com o dente quebrado e prevenir estes problemas!

Por mais que sejamos cuidadosos com os nossos dentes, todos nós estamos sujeitos a sofrer uma emergência dentária a qualquer momento.

Conhecida tecnicamente pelos dentistas como traumatismo dental, o dente quebrado é um processo muito delicado e se não forem tomados os devidos cuidados pode até determinar a perda do dente em questão.

Por isso, caso aconteça com você, siga os passos abaixo para proteger seu dente enquanto ainda é possível. Venha com a gente e saiba o que fazer!

O que fazer quando o dente está quebrado?

Isso acontece após um acidente, e geralmente provoca algum sangramento na gengiva. Nesse caso o que se deve fazer é parar a hemorragia:

  • Colocando uma gaze molhada em água fria sobre o local
  • Procure pressionar durante alguns minutos
  • Após parar o sangramento deve-se colocar uma pedra de gelo sobre o local afetado ou chupar um picolé para evitar o inchaço da boca
  • Além disso, é importante bochechar a boca com água fria e evitar passar a escova de dente no local do sangramento;

Também não é recomendado o uso de enxaguantes bucais porque podem agravar o sangramento.

Isso normalmente é eficaz e controla o sangramento rapidamente, mas, o melhor é ir ao dentista para poder restaurar o dente.

Dentista avalia: dente quebrado na gengiva ou no canal

Depois, deve-se avaliar o dente afetado para verificar se se encontra rachado ou quebrado na gengiva ou canal (raiz):

​1. Caso o dente tenha caído

  • Dente de leite: Se o dente tiver realmente saído completamente, não é preciso colocar outro dente no local. Mas se a criança perder o dente num acidente, muito antes dos 6 ou 7 anos é importante avaliar com o dentista.
  • Dente definitivo: lavar o dente apenas com água morna e colocá-lo dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da própria criança, ou no caso de adulto deixar dentro da boca é outra excelente alternativa para deixar o dente viável para ser reimplantado, que deve acontecer no máximo 1 hora após o acidente.

2. Caso o dente se encontre rachado ou quebrado:

É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente.​​

Mesmo se seja um dente de leite, o dentista poderá orientar que seja feita uma restauração porque o dente quebrado é mais difícil de limpar e favorece a instalação da cárie e da placa bacteriana.

Como restaurar um dente quebrado

O tratamento para restaurar o dente quebrado vai depender de qual parte do dente quebrou.

Quando um dente definitivo quebra por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no seu lugar.

Mas se o dente definitivo tiver quebrado acima da linha óssea, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova.

Já se o dente quebrado afetar apenas o esmalte do dente, o dente poderá ser reconstruído apenas com compósitos.

Powered by Rock Convert

Resumindo o passo a passo de o que fazer com o dente quebrado!

Para facilitar uma ação posterior, segue um resumo do que você deve fazer com o dente quebrado. Basta seguir estes passos que irá evitar dores de cabeça:

  1. Corra para o dentista: Quando antes o dente for colocado de volta no lugar, menor é a chance de sequelas. Por isso na caso da quebra de um dente, procure rapidamente o seu dentista.
  2. Não coloque de volta: Parece óbvio, mas só um dentista tem as ferramentas e o conhecimento necessário para colocar seu dente quebrado de volta no lugar.
  3. Conserve o dente: Para poder reimplantar o dente quebrado o melhor é manter o dente ou pedaço nas condições ideais. Coloque o pedaço de dente quebrado em um recipiente com soro fisiológico até chegar ao consultório.
  4. Limpe a área: É muito possível que haja um sangramento na área. Limpe a boca fazendo um bochecho leve com enxágue bucal antisséptico ou pelo menos água com sal.

E se caso eu perder o dente?

Bom, aí resta escolher a melhor opção de reparo possível.

No caso de perda total do dente quebrado, uma prótese ou implante podem ser o caminho.

Já no caso de ter tirado apenas uma lasca ou pedaço do dente é possível realizar uma reconstrução ou então optar por uma coroa.

Dentistas da OdontoPrev recuperam seu dente quebrado com as melhores técnicas!

Se você deseja os melhores dentistas e o melhor tratamento de canal pelo menor preço, deve conhecer os planos da OdontoPrev!

Pense em quanto você gasta com a sua família em consultas particulares e procedimentos e compare os valores com as mensalidades de um plano odontológico sem carência.

O plano é bem mais econômico e ainda garante mais tranquilidade nos âmbitos individual, familiar e empresarial. E ainda tem direito a outros tratamentos, fora o canal:

  • Vantagens a se levar em conta: O plano odontológico oferece maior flexibilidade e pode ser estendido à família, sem que haja um aumento significativo do valor.
  • Se você possui CNPJ: Pode colocar 3 pessoas ou mais por um custo baixo, pagar no boleto em 12x, sem carência, próteses, atendimento ilimitado e até lente de contato dental.
  • Conheça o Plano OdontoPrev PME que oferece as melhores condições para você que possui CNPJ!

Restaurar dente quebrado por preço baixo e qualidade é na OdontoPrev!

o que fazer dente quebrado canal tratamento

Se você  não sabia o que fazer com o dente quebrado, agora está fácil! Plano odontológico sem carência para restaurar o dente é na OdontoPrev.

O melhor custo benefício passa pela contratação do plano odontológico sem carência.

Um dos grande benefícios é o atendimento ilimitado para consultas, urgências, além dos planos mais baratos cobrirem até as radiografias necessárias.

Outro fator preponderante a considerar é que você pode escolher o dentista de sua preferência em uma rede como da OdontoPrev que possui mais de 28 mil consultórios espalhados no Brasil.

Por isso não perca tempo e conheça nossos planos:

Fale com nossos consultores e faça agora o seu plano? Preencha nosso formulário que em pouco tempo entraremos em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Receba grátis

As melhores dicas da OdontoPrev para ter o melhor sorriso!