Como aliviar as dores e desconforto do aparelho dental fixo?

O aparelho fixo é um dos tratamentos para correção dos dentes mais eficientes. É usado por diversas pessoas no mundo inteiro.

Mesmo assim, é inegável o fato de que o tratamento também não é feito só de alegrias. O aparelho fixo causa dores e desconfortos!

Em alguns momentos, seus usuários podem se incomodar com as dores provocadas pelo aparelho ativado na boca e com sua própria presença.

Por isso neste post vamos dar dicas de como aliviar as dores e desconfortos causados pelo uso de aparelho fixo. Vamos lá aprender como aliviar a dor!

Tipos de dores ou desconforto causado pelo aparelho fixo

O momento mais emblemático para quem usa aparelho nos dentes é o da consulta de rotina ou a conhecida manutenção.

É nesse momento que o ortodontista, realiza os ajustes necessários no aparelho e o paciente sofre com a nova disposição de ativação do aparelho.

Como o aparelho é feito justamente para direcionar os dentes a ir para o lugar correto, esse desconforto é quase sempre inevitável.

O problema é que muitas vezes esse quadro permanece por um pouco mais de tempo. Mas é possível algumas ações para aliviar, como veremos adiante!

Evolução do aparelho tem melhorado o quadro de desconforto!

De qualquer forma, a ortodontia tem evoluído bem neste tipo de tratamento e esses quadros são um pouco menos comum.

Hoje em dia  já são utilizados fios mais modernos, onde não é necessária tanta pressão sobre os dentes.

Outro problema comum causado pelo aparelho é o do atrito natural com outras partes da boca, como a gengiva, a bochecha, a língua e os lábios.

Muitas vezes, o aparelho em sí fica em contato direto com essas áreas da boca, e por isso é comum causar pequenas feridas.

Como conseguir aliviar a dor e o desconforto pelo aparelho?

Existem diversos métodos para aliviar o desconforto causado pela presença do aparelho fixo nos dentes.

Powered by Rock Convert

O que definitivamente não é recomendado pelos dentistas é começar a se medicar regularmente para controlar estas dores. Indica-se:

  • Somente utilizar a medicação indicada pelo próprio profissional durante a consulta de manutenção.
  • Gelo e relaxantes naturais, como o chá de camomila, podem ajudar
  • O ideal é consumir apenas alimentos mais moles no primeiro e segundo dias após a consulta de manutenção (mensal), evitando assim contato de mordidas nos dentes, que ficam um pouco sensíveis nesta época
  • Já no caso do contato entre as estruturas do aparelho com os tecidos da boca, o ideal é utilizar a famosa “cerinha” ortodôntica, geralmente entregue pelo dentista ao paciente.

Basta fazer a bolinha de cera com os dedos e aplicar diretamente sobre o aparelho, nos locais onde surgirem irritações. A cera ajuda a criar uma barreira entre o aparelho e as áreas mais sensíveis.

Se houvem desconfortos um pouco mais extremos, o melhor é retornar logo ao ortodontista para uma nova consulta e reavaliação.

Assim, o dentista pode analisar se é necessário realizar algum novo ajuste e identificar a causa maior deste desconforto.

A OdontoPrev tem planos que cobrem e tem manutenção de aparelho fixo!

Se você deseja os melhores dentistas e colocar aparelho fixo pelo menor preço, deve conhecer os planos da OdontoPrev!

Pense nos gastos com a sua família em dentistas particulares e faça a comparação com as mensalidades de um plano odontológico sem carência.

O plano é muito econômico e ainda garante mais tranquilidade nos âmbitos individual, familiar e empresarial. E ainda tem direito a outros tratamentos, fora colocação e manutenção de aparelhos:

  • Vantagens a se levar em conta: O plano odontológico oferece maior flexibilidade e pode ser estendido à família, sem que haja um aumento significativo do valor.
  • Se você possui CNPJ: Pode colocar 3 pessoas ou mais por um custo baixo, pagar no boleto em 12x, sem carência, próteses, atendimento ilimitado e até lente de contato dental.
  • Conheça o Plano OdontoPrev PME que oferece as melhores condições para você que possui CNPJ!

Aparelho dental fixo e atendimento para dores e desconforto é na OdontoPrev!

plano-dental-empresa-pme-mei

Se você não sabia o que fazer com o dente separado e torto, agora está fácil! O Plano odontológico sem carência para aparelho fixo é na OdontoPrev.

O melhor custo benefício passa pela contratação do plano odontológico sem carência.

Um dos grande benefícios para nossos conveniados é o atendimento ilimitado em consultas, urgências, além dos planos mais baratos cobrirem até radiografias.

Outro fator a considerar é que você pode escolher um dentista de sua preferência na nossa rede que possui mais de 28 mil consultórios espalhados no Brasil.

Por isso não perca mais tempo e conheça agora nossos planos abaixo:

Fale com nossos consultores e faça o seu plano? Preencha nosso formulário abaixo que logo entraremos em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
E-BOOK GRÁTIS

Como Economizar 75% No Dentista Com Um Plano Dental

BAIXAR GRÁTIS
close-link