Próteses dentárias: Como Funcionam e Quais os Tipos Que Existem?

As próteses dentárias são soluções feitas sob medida para aquelas pessoas que tiveram algum problema e precisam repor algum dente perdido, que não tenha nascido ou até tenha se quebrado.

Para resolver isso, existem muitos tipos de prótese dentária que se adaptam às necessidades ou problemas de cada paciente.

Podemos dizer que o uso de próteses para suprir a falta de dentes é uma solução antiga na história da humanidade.

Há relatos de que povos como os fenícios, os etruscos e os romanos já produziam e usavam esse expediente nos séculos antes de Cristo, como informa o Saúde Abril.

Hoje, para resolver o mesmo problema de reposição de dente, temos também os implantes. Porém este tipo de tratamento fica muito mais caro e, muitas pessoas não podem pagar.

Por isso as próteses dentárias e seus tipos, podem solucionar para você o problema da falta de dentes, por um preço mais acessível.

Inclusive, diferente dos implantes, elas tem cobertura de alguns planos odontológicos como o Odontoprev, por um menor preço.

Se caso precise de repor algum dente, este post e para você. Descubra qual prótese usar e como pagar muito menos. Vamos lá!

O que são Próteses Dentárias?

As próteses dentárias servem para a reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos.

Ela tem como objetivo, além da estética, devolver ao paciente as características e funções mastigatórias e fonéticas.

Além de fazer tudo isso, ela também cumpre o objetivo de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento?

As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores. Este fatores são primordiais para uma boa qualidade de vida:

  • Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.
  • Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior.
  • Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Quais Tipos de Próteses Dentárias São Mais Usadas?

São 3 tipos de próteses mais usadas no Brasil, segundo informação do site OdontoPrev: A fixa, a Parcial Removível e a Removível.

A vantagem das próteses se comparada aos métodos mais novos, como os implantes, esta em um preço mais acessível e também a cobertura por parte dos planos odontológicos.

Prótese fixa

A prótese fixa é recomendada para quem perdeu algum dente, mas ainda tem outros dentes próximos e em boa condição.

Powered by Rock Convert

Neste tipo de prótese são utilizadas estruturas chamadas pontes que são anexadas aos dentes do lado da prótese. É por isso que este tipo de prótese também é chamado de “ponte” ou “coroa”.

O lado ruim é que para prender essas pontes é necessário que se faça um desgaste desses dentes, mas esse tipo de prótese tem uma grande vantagem estética em relação às próteses removíveis, já que dá a aparência de um dente normal.

Prótese Parcialmente Removível

As próteses parcialmente removíveis utilizam uma espécie de grampos e conectores para firmar a prótese na boca.

Geralmente, este tipo de prótese é recomendado para pacientes que ainda tem um número alto de dentes.

A vantagem é que nesta opção de tratamento não é necessário desgastar os dentes para encaixar a prótese.

Prótese Removível

A prótese removível é também conhecida como dentadura. Sim, a boa e velha dentadura.

Ela pode substituir um ou mais dentes é retirada pelo paciente para comer, dormir e também para que seja feita a limpeza.

Como lado bom, a prótese removível é um tratamento mais simples, sem a necessidade de cirurgia ou da colocação de estruturas fixas nos dentes.

Por outro lado, a dentadura pode trazer prejuízos para os movimentos da boca e para os dentes, justamente por se mexer dentro da boca.

[foogallery id=”726″]

Como Pagar 3x Menos Para Ter Minha Prótese Dentária?

Os tratamentos para reposição de dentes são os mais caros se falando de ortodontia. Por isso é preciso encontrar uma forma de pagar menos para se ter estes tipos de próteses dentárias.

Temos no mercado alguns consultórios e franquias que cobram um preço mais acessível para colocar as próteses. Mas é necessária fazer alguns tratamentos antes, como extração e canal geralmente.

Unica forma de conseguir pagar todo esse tratamento agregado é pagando um Plano Odontológico. Ele cobre todo esses tratamento, pois estão inclusos na cobertura, e o melhor, pode usar sem moderação!

Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Vip que tem a cobertura de próteses, aparelho estético, facetas e muito mais!

Peça uma cotação para a gente! Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Receba grátis

As melhores dicas da OdontoPrev para ter o melhor sorriso!