Prótese Dentaria Fixa: Tipos e Tratamentos Para Você Escolher!

O tratamento com prótese dentária fixa está entre os procedimentos mais utilizados e escolhidos. Com custos elevados, é preciso saber qual tipo usar e como pagar mais barato!

Além disso, é recomendado fazer de forma rápida para não ficar muito tempo com próteses provisórias – e, ainda pior, sem dentes.

Qualquer erro nesta etapa e problemas, como estética inadequada e escurecimento de gengivas podem virar companheiros definitivos até a troca do dispositivo protético mal selecionado. Um grande problema né?

Então, se você precisa de prótese dentária fixa, aqui é o seu lugar. Entenda o tipo que você pode usar e como pagar mais barato!

[foogallery id=”726″]

O que pode ser necessário antes de colocar uma prótese dentária fixa?

Após o exame clínico e radiográfico, alguns procedimentos prévios antes do início do uso da prótese dentária fixa podem ser necessários.

Porém, a tentação para eliminar alguns deles para reduzir custos, sempre resulta em perda de durabilidade e grandes riscos para perdas dentárias. Atente-se a estes pontos:

  • Tratamento de canal: São várias as causas que indicam o tratamento de canal (endodôntico) prévio aos procedimentos com prótese dentária fixa. A principal delas é possibilitar a instalação de núcleos ou pinos
  • Tratamento gengival: Gengivas inchadas e que sangram espontaneamente são sinais das infecções gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas
  • Núcleo protético: A destruição da cora dentária, pode impedir a apreensão da futura prótese dentária. Para evitar que dispositivos protéticos soltem-se, a instalação de pinos protético é indispensável
  • Cirurgia gengival: Corrigir as bordas gengivas para resultados mais estéticos – ou expor as bordas dentárias localizadas internamente às gengivas – são algumas das indicações das cirurgias gengivais
  • Clareamento dental: Antes de iniciar o tratamento, recupere a cor e harmonia do sorriso com técnicas caseiras ou realizadas pelo próprio dentista
  • Simulações tipo antes-e-depois: Tratamentos complexos com modificações marcantes em dentes anteriores exigem simulações tipo antes-e-depois com fotografias e sobre modelos.

Tipos de prótese dentária fixa existentes!

Novas técnicas e materiais para tratamentos odontológicos aparecem a todo momento. Mal o dentista se acostuma com as características e procedimentos dos novos tratamentos e tudo parece já estar ultrapassado.

Mas o desafio maior certamente é o do paciente, que precisa selecionar rápido o tipo certo de prótese dentária fixa para não perder tempo.

Prótese dentária metalocerâmica

A versão atual deste tipo de prótese, ainda em uso, já passa dos 50 anos de introdução no mercado.

Ainda assim, continua sendo a primeira opção no tratamento com prótese dentária fixa.

Resultados estéticos razoáveis e muita durabilidade são algumas das características do dispositivo com metal e porcelana.

Prótese dentária em porcelana pura

Coroas em porcelana pura ocupam o primeiro lugar no quesito resultados estéticos em tratamentos odontológicos de impacto.

A possibilidade para combiná-las com lentes de contato dental e facetas laminadas traz ainda mais opções para modificações intensas e marcantes na harmonia do sorriso.

Indispensáveis para indivíduos exigentes com a estética do sorriso.

Prótese dentária adesiva

A prótese dentária adesiva é uma técnica para repor apenas um dente perdido. O preço baixo , rapidez de confecção e desgastes dentários mínimos nos dentes vizinhos à perda dentária são algumas das vantagens.

Apesar dos resultados estéticos até mesmo elevados, os riscos para deslocamentos constantes e baixa durabilidade fazem desta técnica um procedimento raro hoje em dia.

Prótese dentária com zircônia

Substituir o metal da estrutura interna na técnica metalocerâmica, por uma material resistente e em cores bem parecidas com os dentes naturais. Essa é a vantagem da prótese dentária fixa com zircônia.

E, realmente, os resultados são coroas e pônticas com elevado grau estético para imitar cores e transparências naturais sem os problemas inerentes ao uso de metal em dispositivos protéticos.

Prótese dentária em resina acrílica

Powered by Rock Convert

Popular nas décadas de 70 e 80, é semelhante à versão metalocerâmica – exceto pela substituição da cobertura estética em porcelana por resina acrílica.

A baixa durabilidade e limitações estéticas quase eliminaram a técnica que só não desapareceu totalmente devido aos custos baixos envolvidos neste tipo de dispositivo protético fixo.

Para Mais Informações Sobre Próteses AcessePróteses dentárias: Como Funcionam e Quais os Tipos Que Existem?

Prótese dentária fixa em porcelana pura, com zircônia ou metalocerâmica. Qual é a melhor?

Então, qual é a melhor prótese dentária fixa: porcelana pura, com zircônia ou metalocerâmica?

De fato, a prótese fixa em porcelana pura traz resultados estéticos superiores às outras técnicas – o que não quer dizer que ela é a melhor escolha para qualquer situação.

Em determinadas condições, como por exemplo em dentes em tons próximos ao cinza, o melhor resultado estético é obtido com o uso de coroas metalocerâmicas.

De qualquer forma, a escolha da técnica ideal é feita em conjunto entre o dentista e o técnico laboratorial (protético) baseada em um checklist repleto de informações locais.

O passo a passo do tratamento com prótese dentária fixa!

O passo-a-passo do tratamento com a prótese dentária fixa é igual o feito para todas as técnicas.

O tempo médio para a confecção de uma única coroa protética sobre dente natural, dá-se entre 2 a 4 consultas – ou 14 dias.

Procedimentos que envolvem toda a reabilitação da  arcada dentária podem consumir até 3 meses. De qualquer forma, converse com o seu dentista sobre a urgência para o seu tratamento.

Novas técnicas no tratamento com próteses dentárias fixas!

As técnicas para tratamentos com prótese dentária fixa ou laminados cerâmicos disponíveis são, mais amplos do que falamos neste post.

Porcelana pura misturada à zircônia reforçadas com leucita, por exemplo, já permitem a reabilitação de até dois dentes perdidos na técnica com a porcelana pura.

Um grande avanço, sem duvida nenhuma. E a introdução de novos tipos de materiais não para por aí.

A técnica com fragmentos cerâmicos (porcelana) é, entre as novidades, a que mais se destaca. Derivada da lente de contato dental, é o procedimento mais seguro e delicado para modificar a estética do sorriso.

Preço do tratamento com prótese dentária fixa!

Quanto custa o tratamento com prótese dentária fixa? Para analisar isso,  é melhor levar vários fatores em consideração para não errar da escolha.

A comparação de preços de uma mesma técnica entre dentistas diferentes, por exemplo, pode levar a opções incorretas.

E isso acontece porque os custos de laboratórios de prótese dentárias são diferentes. Também, a qualidade do trabalho é totalmente diferente de um lugar para o outro.

Custos adicionais como as simulações, provisórios e pinos protéticos alteram o preço final do tratamento com prótese dentária fixa, confundindo mais o paciente.

Onde posso ter um custo menor com a prótese dentária fixa?

Você percebeu após a leitura que o tratamento de prótese dentária é complexo e demorado,  é necessário sempre estar indo ao dentista.

Para conseguir fazer um tratamento bem feito e completo, e pagar pelo menos 3x menos, é indicado contratar um plano odontológico.

Mas antes ressaltando que os PLANOS, não tem cobertura de Prótese Fixa, apenas de Prótese Total (dentadura) e Próteses Removíveis!

Além disso, o plano cobre todas as fases do tratamento, a prótese, e sua substituição caso necessário! Conheça o Plano Odontoprev Vip que te dá toda a cobertura AQUI!

Peça uma cotação para a gente! Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Receba grátis

As melhores dicas da OdontoPrev para ter o melhor sorriso!