Dente Do Siso: 4 Dicas Para Aliviar a Dor e Saiba Quando É Preciso Extrair!

O famoso dente do siso é o nosso último a nascer. O problema disso é que este quando ele esta nascendo, vem junto os sintomas incômodos que deixam o local inflamado com muita dor.

Seu nascimento começa por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que ele complete seu ciclo.

Porém, é normal que o dentista peça a sua retirada através de pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes, causando diversos desconfortos.

A extração do dente siso deve ser sempre feita pelo profissional, durando alguns minutos com uma anestesia local, e depois alguns pontos no local.

Neste conteúdo, vamos mostrar a você sobre os sintomas quando eles esta nascendo, como aliviar a dor quando inflamado e também como e onde extrair!

Quando é recomendada a extração do dente do siso?

Alguns fatores são preponderantes para a extração do dente do siso. Geralmente, o dentista recomenda a extração dele quando:

• O dente não consegue sair da gengiva e está preso
  • Além disso, se durante o nascimento do dente do siso a dor se tornar muito intensa e insuportável, o médico também pode aconselhar que o dente seja removido, para não causar mais desconforto
  • O dente está nascendo no ângulo errado, fazendo pressão sobre os outros dentes.

Sintomas do dente do siso inflamado

inflamação dente do siso sintomas

Quando o dente siso está cariado o mau hálito é normal, mas quando ele encontra-se inflamado surgem ainda outros sintomas:

• Dor de dente aguda com latejamento
  • Dor de cabeça
  • Vermelhidão no local do nascimento do dente siso
  • Dor no rosto, próximo à mandíbula.

Estes sintomas podem ocorrer quando o dente siso está nascendo, mas são os mais suportáveis.

Quando o dente siso não possui espaço suficiente para nascer, ele pode começar a nascer torto, parar de nascer por um período e depois de alguns meses voltar a nascer.

Como aliviar a dor de dente causada pelo siso inflamado?

Dor nos dentes de siso é um grande sofrimento. Só quem já sofreu é quem sabe o que é isso.

Porém, podemos fazer alguma coisa para ajudar a eliminar a dor dos dentes do siso. Isto irá ajudar a aliviar o incomodo:

1. Tente um anestésico de uso tópico. Procurar colocar uma pequena quantidade no lugar afetado para aliviar um pouco a dor
  2. Experimente bochechar com água quente e com sal. Bocheche apenas durante 30 segundos e depois cuspa fora
  3. Usar analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor
  4. Para aliviar a dor do dente do siso e reduzir a sua inflamação, também poderá colocar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor por cerca de 15 minutos.

Como é realizada a extração do siso?

Antes de extrair o dente do siso, o dentista irá ver se é preciso tomar antibióticos por 7 dias antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação.

Estes procedimentos são realizados para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito no procedimento.

No dia da extração o dentista irá anestesiar a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros, fazendo a retirada

Depois de retirado, o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento.

Existe uma extração menos dolorosa?

Sim, existe. Os dentes mais fáceis de retirar são aqueles que não se encontram inflamados, nem inclusos, tendo uma extração rápida e de fácil recuperação.

Já o siso incluso pode demorar mais tempo na cirurgia para sua extração e a recuperação pode ser um pouco mais lenta devido ao tamanho do corte na boca.

Após a extração do siso a cicatrização do local demora cerca de 1 semana e, por isso, alguns dentistas preferem retirar mais do que um dente do siso ao mesmo tempo.

Cuidados a serem tomados pós extração do dente siso

Cuidados pós extração do dente siso

Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Além disso, deve-se:

• Evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia da retirada
  • Usar uma escova com cerdas moles para escovar os dentes, e apenas no dia seguinte à cirurgia
  • Não fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento, durante o primeiro dia
  • Manter o repouso no dia da extração do dente do siso, evitando ir no trabalho
  • Regressar às atividades físicas mais intensas apenas 3 a 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico.

É normal o lado do rosto onde foi retirado o siso ficar extremamente inchado e com dores.

Para aliviar, pode-se tomar anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria no lado do rosto.

Como acelerar a cicatrização

Para que a gengiva possa cicatrizar rapidamente, indica-se comer alimentos ricos em proteínas como: o ovo cozido, frango ou peixe assado.

Estes alimentos tem nutrientes que o corpo precisa para uma rápida cicatrização, melhorando seu bem estar.

Sinais de alerta para voltar ao dentista

Deve-se procurar o dentista após a extração do siso se surgirem sintomas como:

• Aumento do inchaço no local da extração do dente do siso
  • Sangramento que não para
  • Dor muito grande que piora ao longo do tempo
  • Febre de 38ºC ou acima disso.

Além disso, caso pareça que algum pedaço de comida entrou no interior da ferida, também se deve voltar no dentista, para evitar o desenvolvimento de uma infecção no local.

Geralmente, quando algum pedaço de comida fica preso no interior da ferida, é comum sentir sensação de latejar, por isso é necessário fazer sua retirada.

Qual a época ideal para extrair os dentes do siso?

A idade ideal para extrair os dentes do siso é entre os 16 e os 20 anos de idade.

É nesse intervalo que a maioria das pessoas já substituiu todos os dentes de leite e as raízes dos dentes permanentes ainda não se desenvolveram completamente.

Assim, é possível evitar complicações e a extração dos dentes do siso fica mais fácil.

Onde fazer a retirada deles?

A extração de dentes do siso é um procedimento fundamental para a saúde bucal e uma das coberturas básicas de todos os planos odontológicos que a OdontoPrev oferece.

O Plano Dental Bem-Estar é um plano que oferece a extração de dente do siso, limpeza, restauração e muito mais. Clique Aqui e conheça o plano.

Extração do Siso? Opte pelos Planos da OdontoPrev!

Se você deseja a melhor cobertura de para extração do siso pelos melhores dentistas, deve conhecer os planos da OdontoPrev!

Eles garantem mais tranquilidade nos âmbitos individual, familiar e empresarial. E ainda tem direito a outros tratamentos:

• Vantagens: O plano odontológico oferece uma grande flexibilidade e pode ser estendido à família, sem que haja um grande aumento significativo em custos.
  • Se possui CNPJ: Pode colocar 3 pessoas ou mais por um pequeno valor, pagar no boleto em 12x sem juros, sem carência, com próteses, atendimento ilimitado.
  • Um dos ótimos benefícios dos planos é o atendimento ilimitado em consultas, urgências, além de até os mais baratos cobrirem radiografias e muito mais.

Por isso não perca tempo e conheça agora os planos:

Outro benefício bacana é que você pode escolher um dentista de sua preferência em nossa grande rede que possui mais de 28 mil dentistas espalhados no Brasil inteiro.

Tem Odontoprev na minha cidade?

Para isso você mesmo tem que consultar aqui REDE ODONTOPREV.

Quer falar com nossos consultores e contratar um plano odontológico para cuidar do dente do siso? Chame-nos no WhatsApp ao lado!

Conheça mais todos os nossos planos, clicando no banner abaixo…

odontoprev extração do siso