O famoso dente do siso é o nosso último a nascer. O problema disso é que este quando ele esta nascendo, vem junto os sintomas incômodos que deixam o local inflamado com muita dor.
Seu nascimento começa por volta dos 18 anos de idade e pode demorar vários anos até que ele complete seu ciclo.
Porém, é normal que o dentista peça a sua retirada através de pequena cirurgia porque ele pode não ter espaço suficiente dentro da boca, pressionando os outros dentes, causando diversos desconfortos.
A extração do dente siso deve ser sempre feita pelo profissional, durando alguns minutos com uma anestesia local, e depois alguns pontos no local.
Neste conteúdo, vamos mostrar a você sobre os sintomas quando eles esta nascendo, como aliviar a dor quando inflamado e também como e onde extrair!
Quando é recomendada a extração do dente do siso?
Alguns fatores são preponderantes para a extração do dente do siso. Geralmente, o dentista recomenda a extração dele quando:
- O dente não consegue sair da gengiva e está preso
- Além disso, se durante o nascimento do dente do siso a dor se tornar muito intensa e insuportável, o médico também pode aconselhar que o dente seja removido, para não causar mais desconforto
- O dente está nascendo no ângulo errado, fazendo pressão sobre os outros dentes.
Sintomas do dente do siso inflamado
Quando o dente siso está cariado o mau hálito é normal, mas quando ele encontra-se inflamado surgem ainda outros sintomas:
- Dor de dente aguda com latejamento
- Dor de cabeça
- Vermelhidão no local do nascimento do dente siso
- Dor no rosto, próximo à mandíbula.
Estes sintomas podem ocorrer quando o dente siso está nascendo, mas são os mais suportáveis.
Quando o dente siso não possui espaço suficiente para nascer, ele pode começar a nascer torto, parar de nascer por um período e depois de alguns meses voltar a nascer.
Como aliviar a dor de dente causada pelo siso inflamado?
Dor nos dentes de siso é um grande sofrimento. Só quem já sofreu é quem sabe o que é isso.
Porém, podemos fazer alguma coisa para ajudar a eliminar a dor dos dentes do siso. Isto irá ajudar a aliviar o incomodo:
- Tente um anestésico de uso tópico. Procurar colocar uma pequena quantidade no lugar afetado para aliviar um pouco a dor
- Experimente bochechar com água quente e com sal. Bocheche apenas durante 30 segundos e depois cuspa fora
- Usar analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor
- Para aliviar a dor do dente do siso e reduzir a sua inflamação, também poderá colocar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor por cerca de 15 minutos.
Como é realizada a extração do siso?
Antes de extrair o dente do siso, o dentista irá ver se é preciso tomar antibióticos por 7 dias antes da cirurgia, caso haja sinais de cárie ou inflamação.
Estes procedimentos são realizados para prevenir infecções e para que a anestesia tenha efeito no procedimento.
No dia da extração o dentista irá anestesiar a parte da boca necessária para remover o dente, e a seguir com instrumentos próprios irá afastar o siso dos outros, fazendo a retirada
Depois de retirado, o dentista irá fechar o local com pontos, caso seja necessário, e irá colocar uma compressa estéril no local para que a pessoa possa morder para cessar o sangramento.
Existe uma extração menos dolorosa?
Sim, existe. Os dentes mais fáceis de retirar são aqueles que não se encontram inflamados, nem inclusos, tendo uma extração rápida e de fácil recuperação.
Já o siso incluso pode demorar mais tempo na cirurgia para sua extração e a recuperação pode ser um pouco mais lenta devido ao tamanho do corte na boca.
Após a extração do siso a cicatrização do local demora cerca de 1 semana e, por isso, alguns dentistas preferem retirar mais do que um dente do siso ao mesmo tempo.
Cuidados a serem tomados pós extração do dente siso
Depois de retirar o siso o dentista deverá orientar certas recomendações como morder a compressa que ele deixa dentro da boca para evitar o sangramento, permanecendo com ela durante cerca de 1 a 2 horas. Além disso, deve-se:
- Evitar alimentos quentes e preferir os gelados, desde que sejam líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia da retirada
- Usar uma escova com cerdas moles para escovar os dentes, e apenas no dia seguinte à cirurgia
- Não fazer bochechos, nem usar enxaguante bucal para evitar a irritação e o sangramento, durante o primeiro dia
- Manter o repouso no dia da extração do dente do siso, evitando ir no trabalho
- Regressar às atividades físicas mais intensas apenas 3 a 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico.
É normal o lado do rosto onde foi retirado o siso ficar extremamente inchado e com dores.
Para aliviar, pode-se tomar anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria no lado do rosto.
Como acelerar a cicatrização
Para que a gengiva possa cicatrizar rapidamente, indica-se comer alimentos ricos em proteínas como: o ovo cozido, frango ou peixe assado.
Estes alimentos tem nutrientes que o corpo precisa para uma rápida cicatrização, melhorando seu bem estar.
Sinais de alerta para voltar ao dentista
Deve-se procurar o dentista após a extração do siso se surgirem sintomas como:
- Aumento do inchaço no local da extração do dente do siso
- Sangramento que não para
- Dor muito grande que piora ao longo do tempo
- Febre de 38ºC ou acima disso.
Além disso, caso pareça que algum pedaço de comida entrou no interior da ferida, também se deve voltar no dentista, para evitar o desenvolvimento de uma infecção no local.
Geralmente, quando algum pedaço de comida fica preso no interior da ferida, é comum sentir sensação de latejar, por isso é necessário fazer sua retirada.
Qual a época ideal para extrair os dentes do siso?
A idade ideal para extrair os dentes do siso é entre os 16 e os 20 anos de idade.
É nesse intervalo que a maioria das pessoas já substituiu todos os dentes de leite e as raízes dos dentes permanentes ainda não se desenvolveram completamente.
Assim, é possível evitar complicações e a extração dos dentes do siso fica mais fácil.
Onde fazer a retirada deles?
A extração de dentes do siso é um procedimento fundamental para a saúde bucal e uma das coberturas básicas de todos os planos odontológicos que a OdontoPrev oferece.
O Plano Dental Bem-Estar é um plano que oferece a extração de dente do siso, limpeza, restauração e muito mais. Clique Aqui e conheça o plano.
Quer saber qual o plano que se encaixa melhor para você? Preencha o formulário abaixo que um consultor OdontoPrev entrará em contato com você!